segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Palavras de Liberdade" - Poesia e Música de mãos dadas na Biblioteca Escolar





Foi na passada sexta-feira que aconteceu mais um momento especial na Biblioteca Escolar/CRE.

O espaço foi pequeno demais para acolher os Encarregados de Educação, e outros elementos da comunidade escolar, que responderam ao convite que lhes foi endereçado para verem e ouvirem os nossos alunos a dizer poesia, a tocar ou a cantar.

O sarau começou com um primeiro momento musical em que foi interpretado o tema “Somos livres (uma gaivota voava, voava)”. A canção foi tocada e cantada pelos alunos do 5.º 3.ª, sob a direção da professora de Educação Musical, Joana Moreira. Um dos momentos inéditos deste apontamento musical foi, sobretudo, o facto de os alunos terem utilizado iPads para tocarem, ao piano, excertos deste tema. Foi um momento comovente no qual ficou bem patente a entrega dos alunos envolvidos e da respetiva professora.

A segunda parte do evento contou com a declamação de vários poemas, sobretudo alusivos ao tema da Liberdade, e contou com a colaboração de cerca de 60 alunos das turmas 1.ª, 2.ª, 3.ª e 4.ª do 7.ºano e das turmas 3.ª, 4.ª, 5.ª e 6.ª do 8ºano, que foram preparados pelas respetivas professoras de Português – Ana Paula Luz, Fernanda Gomes, Otília Sério e Susana Dias.

Neste “Palavras de Liberdade”, houve palavras de revolta, palavras de reação, palavras de luta, palavras de emoção...

Houve, também, muita ternura nos rostos dos pais e outros familiares que, naturalmente, viram, com orgulho, os seus filhos dar o melhor de si próprios.
A poesia foi intercalada por apontamentos musicais da responsabilidade do Projeto “Vem Dar Música à Tua Escola”. Os professores responsáveis pelo projeto, Conceição Pedruco e Pedro Vidal interpretaram, respetivamente, “E Depois do Adeus” e “Eh Companheiro”. No final, estes e outros professores da escola cantaram o tema “Grândola Vila Morena”, segunda senha para o arranque das operações militares no dia 25 de abril de 1974.
A experiência da organização deste evento demonstrou que, sempre que se trabalha com entrega e espírito de equipa, alcançam-se sempre os melhores resultados e constroem-se laços de amizade e colaboração.

As assistentes operacionais da Biblioteca Escolar, Anabela Soares e Aida Gonçalves foram inexcedíveis e o professor Rui Correia, colaborador do projeto “Vem Dar Música à Tua Escola”, foi fundamental para que o som chegasse nas melhores condições a todos os pontos da biblioteca.

Depois de terminado o sarau, todos os alunos participantes receberam um certificado de participação e uma caneta/marcador de livro alusiva ao evento.




 
 

 



 
 
 

 
 


 

terça-feira, 13 de maio de 2014

Exposição "25 de abril - 40 anos"



A Biblioteca Escolar/CRE assinala mais um importante acontecimento histórico nacional com uma exposição, inteiramente concebida por alguns elementos da sua equipa com a colaboração da turma de artes do 12.º ano.

 A exposição 25 de abril – 40 anos” é composta por diversos painéis interpretativos dos acontecimentos mais marcantes desta data, a saber:

-  murais, elaborados pelos alunos da turma AV1, do 12º ano, no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, sob a orientação do professor António Silvano;

- excertos das letras das canções que serviram de senhas para o arranque das operações militares do MFA, na madrugada do dia 25 de abril de 74 – “E depois do Adeus” e “Grândola Vila Morena” (agradecemos a colaboração do professor António Rosado neste painel);

- alguns “antecedentes” do 25 de abril;

- uma cronologia ilustrada das últimas “40 horas antes da liberdade”;

- conjunto de posters que marcaram o pós 25 de abril.

A exposição é enriquecida por um conjunto de autocolantes alusivos à Reforma Agrária, a murais do 25 de abril, ao 1.º de maio e outros, de grande interesse, que pertencem à coleção particular da professora Teresa Antunes, agora aposentada, e que, gentilmente, os cedeu para esta exposição.

Nesta exposição pode, ainda, apreciar-se um conjunto de livros, quer de autores portugueses, quer de autores estrangeiros, proibidos durante a ditadura do Estado Novo. Em alguns casos, estão também disponíveis, para consulta, os relatórios oficiais da censura desses mesmos livros.

Um interessante Power Point, intitulado “Um olhar sobre a Revolução…25 de abril de 74”, inspirado no trabalho do fotógrafo Carlos Gil, complementa esta exposição.

Concebida pela professora bibliotecária, Filomena Lima, a exposição contou com a colaboração dos professores de História, Célia Costa e Honório Marques, do professor de Oficina de Artes, António Silvano e, ainda, das professoras de Português Fernanda Gomes e Ana Paula Luz. Agradecemos a colaboração do professor António Ratão que concebeu o cartaz da exposição.


















terça-feira, 6 de maio de 2014

ESCOLA GAMA BARROS ASSINALA OS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL




 

 

A Escola Básica e Secundária de Gama Barros leva a efeito durante o corrente mês um conjunto de iniciativas culturais que visam assinalar o 40.º aniversário do 25 de abril de 1974. As atividades são organizadas pela Biblioteca Escolar/CRE em colaboração com os professores e os alunos.

De entre as iniciativas programadas, destaque-se a realização de uma exposição alusiva a este marcante acontecimento da história nacional, que se encontra patente no átrio do Pavilhão H, a realização de uma palestra, que contará com a participação da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e, por fim, no dia 16 de maio, às 19 horas, na Biblioteca realizar-se-á uma sessão de música e poesia, intitulada “Palavras de Liberdade”. Neste último evento, participarão alunos dos 5.º, 7.º e 8.º anos, assim como o Projeto “Vem dar música à tua Escola”. Esta iniciativa conta com a presença dos Encarregados de Educação dos alunos envolvidos nestas atividades.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Uma tarde de poesia no Parque dos Poetas




No dia 24 de abril de 2014, a turma 3.ª do 8.º ano realizou uma visita de estudo ao Parque dos Poetas, em Oeiras, no âmbito do estudo da poesia. A visita foi organizada pela professora de Português, Fernanda Gomes, e pela professora bibliotecária, Filomena Lima, tendo como objetivos despertar o interesse dos alunos pela poesia, mas também preparar o evento “Palavras de Liberdade” que decorrerá na Biblioteca Escolar, no dia 16 de maio, no âmbito da comemoração dos 40 anos do 25 de abril. Esta 1.ª fase do parque foi construída de forma a representar vinte poetas portugueses do século XX. Os pequenos “jardins” de cada um dos poetas foram desenhados de forma a representar algumas características da sua poesia e/ou alguns traços da sua personalidade. Essas características permitem que o visitante analise os poetas, as suas histórias e um pouco da sua vida. Durante a visita, os alunos tinham de observar o jardim, interpretar o aspeto de cada poeta, de modo a responder às respetivas perguntas e completar o mapa do parque que era constituído por diversos jardins destinados a cada um dos poetas representados. Para complementar a visita de estudo, a turma declamou poemas no anfiteatro, alusivos à liberdade, felicidade e amor.
 
Joelce Tarelho e Miguel Conduto, 8º. 3ª