sábado, 11 de outubro de 2014

"Assobiando à vontade" de Mário Dionísio "leva" alunos do 8.º ano ao Museu da Carris em Lisboa

A professora de Português, Fernanda Gomes, e a professora bibliotecária, Filomena Lima, organizaram uma visita de estudo ao Museu da Carris, em Lisboa, como estratégia de motivação ao estudo do texto "Assobiando à vontade" de Mário Dionísio, previsto nas Metas para Educação Literária para o 8º ano de escolaridade.
Na sequência desta visita, os alunos irão realizar algumas atividades na biblioteca escolar com recurso a dispositivos móveis, IPads, nomeadamente um friso cronológico sobre a história dos elétricos em Portugal e pequenos filmes sobre os diferentes núcleos do museu e sobre o autor do referido conto.

Filomena Lima
Professora bibliotecária

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Alunos visitam o Museu da Carris


No dia 7 de outubro de 2014, os alunos do 8.º 1.ª da Escola Básica e Secundária de Gama Barros visitaram o Museu da Carris, na companhia de diversos professores.

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu e também de visionar um filme sobre a história de Lisboa e as suas origens.

O Museu está dividido em dois núcleos, sendo o primeiro constituído por pequenos objetos e o segundo pelos transportes públicos originais da Carris e as oficinas onde produziam os bilhetes para as viagens nos diferentes meios de transporte. Estes dois núcleos mostram a riqueza do espólio desta empresa.

No primeiro núcleo, os estudantes puderam observar documentos oficiais dos primeiros passos da Carris, bem como cartas dos fundadores da empresa. Contemplaram maquetas de elevadores, ascensores elétricos e autocarros que circulavam na capital. Seguidamente, apreciaram exemplares originais de bilhetes, de obliteradores e de instrumentos do sorteio das ações da empresa, assim como os uniformes usados pelos funcionários da Carris. Posteriormente, observaram um posto médico para trabalhadores da empresa e os instrumentos que pertencem à Banda desta companhia.

Para surpresa dos alunos, puderam fazer uma viagem de elétrico entre os núcleos 1 e 2, num exemplar com uma decoração requintada.

No núcleo 2, contemplaram os elétricos e os autocarros originais desde 1901. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de visitar o interior de dois autocarros.

Por fim, visitaram as oficinas – máquinas e instrumentos – onde se produziam os bilhetes dos vários transportes da Carris.

Estes alunos tiveram o privilégio de visitar um dos vários museus que contribuem para a valorização do património de Lisboa.


Beatriz Rosalino
8.º 1.ª






 
 
 
 



 
 



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Turmas do 8.º ano da Escola Gama Barros visitam Museu da Carris




No dia 7 de outubro, os alunos do 8.º1ª e do 8.º2ª da Escola Básica e Secundária  de Gama Barros participaram numa visita de estudo ao Museu da Carris, em Lisboa.

Quando chegámos ao Museu o grupo foi dividido: o 8.º 1ª foi ver primeiro o filme “Lisboa, quem és tu?” e o 8.º 2ª  fez a visita guiada ao núcleo I.

Neste núcleo, puderam ver imagens do primeiro elétrico que existiu em Lisboa, que era diferente de todos os outros, porque as carruagens eram abertas, circulavam sobre carris e eram puxadas por cavalos. Também viram fotografias de alguns elevadores: o elevador da Bica, o elevador de Santa Justa, o elevador da Glória e o elevador do Lavra.
De seguida, viram algumas fardas que os guarda-freios usavam, alguns circuitos que os elétricos faziam e os bilhetes que se usavam antigamente. Depois viram instrumentos da banda da Carris e algumas maquetas sobre o Metropolitano de Lisboa.

Os alunos visitaram também o núcleo II, para onde se deslocaram num elétrico de 1901. Aí havia muitos elétricos e autocarros antigos. Depois de  terem visto os elétricos, os alunos também visitaram o interior de um autocarro muito antigo de dois pisos. Ainda neste núcleo, viram as máquinas utilizadas para fazer os bilhetes antigamente.

A seguir, foram outra vez de elétrico até uma sala para ver o filme “Lisboa, quem és tu?”. Para finalizar a visita, foram ver mais alguns autocarros antigos.
Depois,  juntaram-se novamente as turmas e foram para o autocarro, para regressarem à escola.

Mariana Santos
8º 2ª