sábado, 31 de outubro de 2015

Dia da Biblioteca Escolar






 
Este ano a BE/CRE assinalou o Dia da Biblioteca Escolar com um programa que se alargou a toda a semana de 26 a 30 de outubro, dinamizando um conjunto de sessões e de rastreios de higiene oral, no âmbito do Projeto SOBE e da parceria com a Santa Casa da Misericórdia (Projeto Saúde Mais Próxima).
Para além dos rastreios e da sensibilização sobre os cuidados a ter para uma boa higiene oral, realizados por enfermeiras da Santa Casa da Misericórdia, a Professora Bibliotecária, Filomena Lima, concebeu um conjunto de atividades tendo também em conta o tema central que a Biblioteca Escolar vai desenvolver ao longo do ano letivo – Mitos e Lendas – e a celebração do Halloween.
Assim, a Professora Bibliotecária, “convidou” a Bruxa Filó, que recentemente participou num Congresso de Bruxas do século XXI, no qual foram abordadas, de entre outros temas, a questão da saúde oral das bruxas no passado e foram definidas novas linhas de ação para uma nova política de Higiene Oral para bruxas do século XXI. Estas pretendem divulgar uma nova imagem caracterizada por mulheres com dentes saudáveis, sem cáries e sem outras doenças do foro oral.
A “Bruxa Filó” falou com os alunos sobre as origens de algumas figuras do fantástico e das histórias, nomeadamente sobre bruxas, vampiros e ogres, partilhou alguns livros  com os alunos,n e deu a conhecer a aplicação “Clean Teeth 2”. Os alunos passaram todas as etapas deste jogo, sendo que cada uma corresponde a uma etapa da higiene oral que culmina com a limpeza da língua e do palato. 
Deliciados os alunos passaram depois à sessão com as enfermeiras e à triagem para despiste de problemas relacionados com a higiene oral mas, felizmente, parece que cada vez há mais crianças com bons hábitos e com lindos sorrisos.
Aqui ficam várias fotografias dessas sessões.
Os 3 alunos mais rápidos em cada turno vão, oportunamente, receber um certificado.
Esta atividade abrangeu, nesta fase, 5 turmas de 5.º ano e 6 turmas de 6.º ano.












O Vampiro impressionou pelos seus imensos dentes caninos!
Uma das Figuras Fantásticas que "visitou" a BE

sábado, 24 de outubro de 2015

Leitura orientada com recurso a iPads dos capítulos I, III e V de “A Vida Mágica da Sementinha” de Alves Redol


         Ao longo dos meses de outubro e novembro, a Professora Bibliotecária tem vindo a dinamizar várias sessões de leitura orientada de três capítulos da obra “A Vida Mágica da Sementinha”, com recurso a dispositivos móveis. Estas sessões têm tido como público-alvo os alunos de 5.º ano, que estudam esta obra no âmbito da Educação Literária.

As sessões desenvolvem-se em torno da leitura de excertos dos referidos capítulos, da pesquisa de informação sobre espécies da fauna e da flora mencionadas no texto, por exemplo, da consulta do significado de vocábulos cujo significado é desconhecido dos alunos e de um trabalho global que visa a promoção da literacia da leitura e da literacia digital. No final das sessões, é sempre dada a conhecer uma nova aplicação, tendo em conta o tema central desse capítulo. Assim, sugerimos que explorassem as aplicações “Star Walk” ou “Back in Time”, sendo que os alunos têm sempre uma pequena tarefa a cumprir com recurso a essas aplicações.
Se ainda não conhecem estas aplicações, está na altura de visitar a App Store.








Star Walk

Back in Time
Imagem da aplicação captada com fotografia
Imagem da aplicação captada com fotografia